A longa vida do rock, esse jovem senhor

Roger Waters durante show da turnê que passa pelo Brasil: quinta no Rio, no Engenhão, e domingo e dia 4/4 no Estádio do Morumbi, em SP; músicas do "The Wall", disco de 1979 do Pink Floyd, servem de base para as apresentações

Cadão Volpato, Valor Online

“Entra ano, sai ano, é sempre a mesma coisa: uma horda de novos e velhos roqueiros vem nos visitar. Às vezes, eles aparecem só em espírito. Muito frequente, porém, é a presença em carne e osso de algum velho astro de longa cabeleira rala e pintada, barriga saliente escondida atrás da guitarra e gritos roucos para eletrizar tanto os fãs que permanecem no lado errado dos 50 anos quanto aqueles que ainda estão no ABC do rock, andando de mãos dadas com os pais.

Dois mil e doze promete diversões variadas para cada estação. Começa com uma exposição, a "Let's Rock" (entre 4/4 e 27/5), um nome singelo para agregar pocket shows, wokshops, filmes e documentários de rock, além de uma palestra de Bob Gruen, um dos grandes fotógrafos do gênero, na Oca de Niemeyer, no parque Ibirapuera. Setenta fotos de Gruen serão expostas - ele clicou todos os suspeitos de sempre, de John Lennon a The Clash, passando por Bob Dylan e Led Zeppelin. O fotógrafo também vai falar dos bastidores dessas fotos históricas.

O Brasil tem o seu próprio Bob Gruen na pessoa de Rui Mendes, um veterano da cena roqueira que fotografou, por exemplo, o Ira!, quando a banda ainda nem usava o ponto de exclamação na frente do nome. Assim como Gruen, ele acabou inventando o próprio estilo. "Lia muito as revistas dos super-heróis Marvel", diz. "A luz e o posicionamento dos artistas de rock que fotografei têm muito a ver com os quadrinhos."

As fotos de Mendes capturaram os roqueiros paulistas dos anos 1980 no berço. Mas não só: Renato Russo e Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude foram fotografados antes do sucesso nacional, ao passar por São Paulo, vindos de Brasília, e a caminho do Rio. Todo roqueiro brasileiro que importava posou para ele em fotos agora históricas.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: