Gladiadores - Lutadores de vida ou morte


Na Roma Antiga, durante mais de sete séculos, o esporte preferido era o combate de gladiadores. Atletas super treinados, eles estavam prontos para combater e morrer, em nome do único tirano que os próprios imperadores eram obrigados a cortejar: o público

Oásis / Brasil 247

O “ludus” era um misto de prisão, caserna e ginásio esportivo. Nele viviam e eram treinados os gladiadores, que os chamavam “domus” (casa). No apogeu do Império Romano, existiam cerca de 100 ludus espalhados pelas diversas províncias. Um deles era Carnuntum, nas imediações da cidadezinha austríaca de Hainburg, a meio caminho entre as duas capitais Viena e Bratislava. As ruínas desse ludus foram encontradas em 2011, na zona do parque arqueológico de Carnuntum. O governo austríaco reconstruiu por completo as instalações, que hoje podem ser visitadas pelos turistas.

Grandes ou pequenas, as estruturas de todos os ludus eram parecidas: planta quadrada ou retangular, cubículos para o alojamento dos moradores, depósitos para as armas, às vezes celas para prisioneiros (para os “hospedes” que não estavam ali de vontade própria) e, sobretudo, uma imensa área para os exercícios e treinamentos, às vezes dotada de uma pequena arena na qual o “lanista”, o proprietário do ludus, podia testar seus campeões antes de exibi-los ao grande público.
Em Carnuntum, o ludus foi construído ao lado do grande anfiteatro em forma de arena, tipo coliseu. Além da caserna há nas imediações um pequeno cemitério onde eram sepultadops os gladiadores mortos em combate.

O vídeo a seguir, produzido pelo Ludwig Boltzmann Institute for Archaeological Prospection, da Áustria, mostra como era o ludus de Carnuntum e apresenta cenas das atividades que nele se desenrolavam.”
Abobadário Completo, ::AQUI::

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá tudo bem?
Somos do Link Bicudo e estamos convidado você a ser um de nossos parceiros.
Link Bicudo é um agregador de Conteúdo onde você pode divulgar seus trabalhos desde que estejam dentro da lei e que não seja pornografia.
Nos visite e faça seu cadastro, pegue um de nossos banners e divulgue quantos links desejar por dia!
Toda meia noite o sistema atualiza e substitui pelos links postados durante o dia.
Aguardamos você!
Abraços do www.linkbicudo.com