Breno Silveira revisita Luiz Gonzaga em biografia comovente


"Gonzaga, de Pai pra Filho", comovente
biografia de Luiz Gonzaga
Correio do Brasil / Reuters

“O diretor brasiliense Breno Silveira tem um afinado olhar musical e humano. Foi assim em Dois Filhos de Francisco, de 2005, em que recria a infância e a vida adulta da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, prosseguindo em À Beira do Caminho, deste ano, embalado nas canções de Roberto Carlos.

Nesta sexta-feira, ele lança Gonzaga, de Pai pra Filho, comovente biografia de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e de seu filho, Gonzaguinha, um dos mais importante compositores da geração universitária da MPB, ao lado de Ivan Lins e de Aldir Blanc, morto precocemente em um acidente de carro em 1991, aos 45 anos. Luiz Gonzaga morreu em 1989, aos 77 anos.

O filme de Breno tem tudo para encantar o público: uma profunda história humana, calcada na difícil relação entre pai e filho, uma reconstituição de época muito bem cuidada, elenco afinadíssimo (até em termos musicais) e a música eterna de Gonzaga que, apesar de marcadamente regional, se espalhou como rojão de festa junina pelas capitais além do Nordeste e até pelo exterior.

O enredo acompanha a infância pobre de Gonzaga (interpretado por Land Vieira na adolescência, por Chambinho do Acordeon na fase adulta e por Adélio Lima, na maturidade), filho de Januário (Cláudio Jaborandy), um respeitado sanfoneiro do sertão de Pernambuco e seu empenho em viver da música, apesar de todas as dificuldades.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: