Carnaval do Recife e frevo concorrem à inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO

Renata Giraldi, Agência Brasil

‘A América Latina concorre com seis candidaturas à inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial, definida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Brasil concorre com o carnaval do Recife, mostrando o frevo como arte e espetáculo. No total, serão escolhidas 36 candidaturas. O comitê de julgamento começou hoje (3) a avaliação, que vai até o dia 7.

A Bolívia concorre com o Festival de San Ignacio de Moxos, a Venezuela com a Dança dos Diabos de Corpus Christi, o Equador com o toquilla, o chapéu de palha tradicional, Cuba com o repente, a poesia e a música improvisadas, e a Colômbia com o Festival de San Francisco. Há ainda candidaturas do Japão, da Índia, do Irã e de vários países.

A relação do Patrimônio Cultural Imaterial se refere às tradições, práticas, aos rituais, conhecimentos e às obras que integram a identidade e coesão social dos povos e comunidades, transmitidos por várias gerações. Anualmente é elaborada uma lista. O objetivo é proteger esse patrimônio, mantendo-o vivo e seguro, por intermédio da educação entre as comunidades.

O comitê, que é formado por 24 representantes de vários países, com mandato de quatro anos, e é renovado a cada dois anos e meio, também vai analiar dez pedidos de auxílio financeiro para salvaguardar planos ou inventários.

Atualmente, a lista do Patrimônio Cultural Imaterial reúne 232 elementos de 86 países. Há ainda uma relação com 27 elementos de 15 países que se refere aos projetos que precisam de salvaguardas urgentes e do apoio da Unesco.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...