Marta condena decisão "racista" da Justiça


Para a ministra da Cultura, suspender editais de incentivo à produção cultural negra é ação racista; Marta Suplicy declarou estar "indignada" com a decisão, para a qual já apresentou recurso; alegação da Justiça Federal foi de que os editais não poderiam excluir as demais etnias e abrem um espectro de desigualdade racial

Yara Aquino, Agência Brasil / Brasil 247

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse nesta quarta-feira (22) ter confiança de que será possível reverter a decisão da Justiça Federal, que suspendeu editais de incentivo à produção cultural negra, lançados pelo Ministério da Cultura em novembro de 2012. Marta declarou estar "indignada" com a decisão que foi proferida sob alegação de que os editais não poderiam excluir as demais etnias e abrem um espectro de desigualdade racial. A ministra informou que o ministério já apresentou recurso contra a decisão.

"Estamos indignados, achamos que é uma ação racista, estamos recorrendo e vamos ganhar. Depois que tivemos o Supremo Tribunal Federal se posicionado a favor da cota, dizer que 'fazer um edital para criadores negros' é racista, não existe. Fizemos editais para indígenas, vamos lançar agora para mulheres e temos que ter ações afirmativas para compensar as dificuldades que afetam algumas comunidades", disse a jornalistas.

Segundo a ministra, a necessidade de lançar editais de incentivo específicos para a cultura negra surgiu a partir da constatação de que a temática aparecia pouco entre os projetos apresentados para captar recursos por meio da Lei Rounaet. E, mesmo os selecionados, enfrentavam dificuldades para captar recursos. "A partir dessa constatação, pensamos que teríamos de fazer alguma coisa para os criadores negros terem chance", explicou. A iniciativa, segundo a ministra, obteve sucesso e já contabiliza quase 3 mil projetos inscritos.

A decisão de suspender os editais foi proferida pelo juiz José Carlos do Vale, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão. O processo foi movido como ação popular por um escritório de advocacia. Os editais foram lançados em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em novembro do ano passado. São incentivados projetos nas áreas de cinema, literatura, artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória negra no Brasil.”

5 comentários:

SuperSogra disse...

Nada que vem de Marta Suplicy presta! Esta pra mim na lista de piores prefeitos que São Paulo ja teve! Agora vamos ter cota pra tudo, gays, Negros, Mulheres, Indios, Canhotos, Vimas de bulling, Nordestinos, Pescadores, enfim logo logo terei de pedir desculpas por existir

Anônimo disse...

É tudo politicagem barata. E o pior! O povo idiotizado compra. A lei já garante que somos todos iguais, as pessoas Deveriam lutar para se fazer valer a lei que já existe, e não ficar criando cotas, separando etnias e criando ainda mais separação.

Anônimo disse...

Ela sabe muito bem o que está fazendo, essa desgraçada e a corja do PT fazem o possível para acabar com o país, querem criar divisões que não existem, criam os problemas e depois surgem com soluções mágicas de mais controle e mais concentração de poder, são um bando de marginais ditatoriais.

Anônimo disse...

A esquerda criou uma noção de racismo que nunca existiu no Brasil. Se antes o racismo era restrito a alguns preconceituosos e ignorantes, agora é disseminado. Pois a concessão de privilégios e cotas para uma etnia em detrimento de outras, obviamente representa uma ofensa e agressão psicológica a todas as pessoas que nunca fizeram distinção de raças na vida.
Sou de origem pobre, não tenho dinheiro para pagar escola particular, mas minha filha terá que competir em desigualdade de condições com outras crianças exatamente na mesma condição simplesmente porque ela é branca.
Sem contar que o critério de raça é completamente burro e absurdo, pois tenho ascendentes negros nos dois lados da família.
Conheço uma mulher que tem uma filha mulata e outra loira, do mesmo pai. Geneticamente isso é possível.

Anônimo disse...

ELES PROMOVEM O NEGRISMO COMO MODA PORÉM ELES PRÓPRIOS SÃO RACISTAS E EM SUAS CASAS NEM NEBRO MORTO ENTRA! RACISTA LOIRINHA E A DILMA SAPATONA TAMBEM É OUTRA RIQUINHA FILHA DE EUROPEUS RICOS ATÉ O LULA NÃO GOSTA DE PRETOS!!!